A Click Away: The Power of Social Media in the Business World

Foram chegando com alguma discrição às nossas vidas e, num piscar de olhos, instalaram-se de malas e bagagens. As redes sociais trouxeram consigo um novo conceito de “estar” presente e até mesmo novas profissões. Ser youtuber e influencer passou a estar na lista intitulada de “o que queres ser quando fores grande?” de todas as escolas.
É um verdadeiro fenómeno. É um tema diversas vezes discutido num contexto pessoal e até mesmo educacional, mas acredito que na dose certa trouxe-nos vantagens que não podemos perder a oportunidade de explorar. Alertar e consciencializar estão no topo das minhas preferências, sendo que reconheço que existe uma linha muito ténue entre o certo e o errado neste mundo digital.
As redes sociais não vieram só revolucionar as nossas vidas e as conversas entre amigos. Também o mundo empresarial sofreu fortes mudanças com a sua proliferação: estas plataformas tornaram-se numa ferramenta de marketing fortíssima na venda de produtos, serviços, ou até mesmo na divulgação de algo. A baixo custo, ou até mesmo a custo zero, as empresas conseguem publicitar os seus serviços de forma próxima e imediata. A publicidade digital passou a ser uma prioridade, uma vez que além de economizar as carteiras das empresas, também “poupa” o ambiente.
Mas porque devem as empresas marcar presença nas redes sociais?
Proximidade com o público-alvo
Existem diversas redes sociais e cada uma tem o seu propósito. As empresas devem identificar quem são as suas personas e apostar em particular onde se encontra o seu público. Assim que essa – importante! – etapa for concluída, é possível comunicar de forma direta e aprofundada sobre os temas em questão.
Visibilidade
Não há dúvidas que uma presença forte e estruturada nas redes sociais aumenta exponencialmente a visibilidade dos seus protagonistas. Os seguidores acompanham o crescimento diário das marcas e através do consumo dos seus conteúdos fortalecem uma relação de proximidade com as empresas.
Divulgar o propósito
As redes sociais são uma ótima forma de dar a conhecer não só os produtos e serviços que disponibilizam, mas também aqueles que são os seus valores. Com tempo de antena diário – e uma boa dose de criatividade – é possível deixar o público-alvo informado e familiarizado com o ADN na empresa.
Humanizar as marcas
Nesta divulgação digital é possível falar de pessoas para pessoas. Dar a conhecer as caras por de trás das organizações e os seus percursos. Além disso, é possível dar uma resposta mais imediata a pedidos de ajuda e de esclarecimentos que os seguidores tenham.
Baixar os custos, aumentar a relação
Ao optar pela divulgação digital estamos a publicitar algo de forma mais económica e frequente. Se as empresas apostarem numa comunicação digital consistente criam relação e fidelizam o seu público, além de reduzirem a pegada ecológica.
Recolha de informação
As redes sociais disponibilizam ferramentas que ajudam as marcas a avaliar os resultados obtidos. Conseguem obter características sociodemográficas dos seus seguidores como: género, faixa etária, localização e idioma.
Este levantamento traz consigo diversas vantagens, nomeadamente na estratégia de comunicação a assumir no mundo digital de forma a atrair e reter público. As redes sociais trouxeram consigo uma comunicação humanizada, direta e objetiva que ajuda as empresas a aproximarem-se da sua comunidade e a fidelizá-la.
Recent News

Between Bread and Purpose: What Drives Generation Z?
It’s inevitable: the economy lies at the heart of Generation Z’s concerns. Not out of whim, but out of necessity. We grew up between promises of merit and the realities of instability — constantly balancing dreams against bills. The horizon of financial stability seems, for many of us, like a distant mirage. It’s not uncommon to find ourselves calculating not just how much we earn, but how long until we’re free — if we ever truly will be.

Interview with Afonso Simões: An Internship, a Challenge, and a Future in Code
Today we celebrate the talent and dedication of Afonso Simões, who defended his thesis with an impressive score of 19 out of 20! He joined the moOngy Labs and developed the DataMorph project — a promising proof of concept, born from great effort and curiosity. Want to know more about his experience and what’s next for Afonso?